Confederação Brasileira de Ciclismo acena com escolhinha no Parque Radical de Deodoro
As obras de recuperação do Centro Olímpico de BMX do Parque Radical de Deodoro, foram concluídas e entregue nesta sexta-feira (30.01). A pista construída para os Jogos Olímpicos Rio 2016 foi totalmente reformada. Ela conta com percurso de 350 metros (feminino) e 400 metros (masculino), e ocupa uma área de cerca de quatro mil metros quadrados. A cidade pleiteia o PAN de 2031 e já está pronta para receber esses Jogos.
A pista do Centro Olímpico de BMX ainda conta com duas opções de partidas para as competições. Uma com 8m de altura, para provas em nível olímpico e competições internacionais; e a outra com 5m para receber atletas amadores que estão começando no esporte.
A Secretaria Municipal de Esporte, vai celebrar uma parceria com a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) para que a nova pista de BMX olímpica seja local de treinamento dos atletas. Além disso, a entidade também se comprometerá a oferecer escolinhas para a população que queira começar a praticar o esporte. A parceria seguirá os mesmos moldes das escolinhas de canoagem que já existem no Estádio de Canoagem Slalom, também Parque Radical.
Entre as melhorias da nova pista, foram feitas a recuperação total da estrutura metálica existente para a largada de oito metros e a construção de uma nova largada para cinco metros de altura. Também foi feita a substituição da superfície da rampa em madeirite para laje em steel deck, com concreto armado e fita antiderrapante. Para corrigir ondulações, a pista de saibro passou por manutenção com aplicação de estabilizador de solo em toda a sua extensão e o asfalto foi substituído, recebendo nova pintura. O tapete sintético laterais da pista de ciclismo foi removido e recebeu revestimento em concreto projetado. Por fim, as canaletas de drenagem receberam serviços de limpeza.
Vale lembrar que a pista foi projetada considerando a situação topográfica e os ventos predominantes na região de Deodoro, características que podem interferir no desempenho dos atletas. As ondulações foram colocadas com intervalos de 10 metros para dar opções de percurso ao atleta, como saltar de 10 metros em 10 metros com velocidade maior e mais risco ou seguir o traçado no solo, com velocidade menor e mais segurança. São obstáculos para saltos triplos, duplos e a “seção de ritmo” – sequência de saltos e obstáculos curtos que permitem ao ciclista dar ritmo e fluxo na última reta para a chegada.
– Esta pista é única. Em lugar nenhum do mundo uma pista de BMX ficou como legado olímpico. Essa é uma das melhores pistas do mundo. Apenas 15 atletas no Brasil conseguem largar dessa saída de oito metros. Podemos receber competições internacionais de nível olímpico – afirmou o engenheiro civil responsável pelas obras, Armando Queiroga.
Área de lazer para mais de três mil alunos em 19 atividades oferecidas gratuitamente à população
O Parque Radical de Deodoro, que além do BMX recebeu as competições de canoagem slalom e ciclismo mountain bike nos Jogos Olímpicos Rio 2016, virou uma grande área de lazer para a população. Com cerca de 500 mil metros quadrados, o local atende mais de três mil alunos em 19 atividades oferecidas de terça a sexta gratuitamente para a população. São elas: alongamento, balé, basquete, boxe, canoagem, capoeira, dança de salão, dança e ritmos, funcional, futsal, hidroginástica, karate, jump, musculação, nado livre, natação, pilates e tênis.
A piscina é aberta ao público para banho aos fins de semana. Desde dezembro de 2021, funciona aos sábados e domingos, das 10h às 17h, com público estimado de cinco mil pessoas por dia. O canal de canoagem slalom, que foi utilizado nos Jogos Olímpicos, virou local de treinamento da equipe de canoagem brasileira.
Rio, 14.01.25
Por: Jessé Cardoso